Troca de postes realizada em dezembro no Jardim Cristiano deixou estruturas sem lâmpadas para iluminar as ruas do bairro.
Moradores do Jardim Cristiano em Itaquaquecetuba reclamam que o local não recebe o retorno do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Desde dezembro, segundo eles, o bairro está sem iluminação pública.
No bairro, os postes já são novos. Os antigos de madeira já foram substituídos no fim do ano passado pelos de concreto. A rede elétrica está instalada. Mas quando escurece, é possível sentir a falta das lâmpadas.
Elas não foram instaladas e desde o dia 19 de dezembro quem passa pela Rua Oswaldo Cruz se depara com a escuridão.
“A manutenção dessas luminárias hoje em dia dos bairros pertence à Prefeitura e nem mais à EDP e nem a Start, que me informaram para eu entrar em contato com a prefeitura”, disse o operador de máquinas Deivis Sekren.
A recepcionista Rita Sekren sai de casa às 5h para pegar o ônibus e ir para o trabalho, em meio à escuridão. “Eu tenho medo de ser assaltada, de chegar algum aproveitador, me render e até mesmo me violentar. Eu tenho medo, porque aqui já teve morador que foi assaltado”, conta.
A situação é a mesma em mais três ruas do bairro: Brigadeiro Francisco Lima da Silva, Avenida Industrial Segunda e Epitácio Pessoa.
“O que a gente busca uma solução que não seja paliativa, e sim definitiva para que se resolva o problema da nossa iluminação aqui. Nós pagamos os nossos impostos, então cabe a nós cobrarmos e a eles dar uma satisfação para a gente. Neste breu não dá para ficar”
A Prefeitura de Itaquaquecetuba informou que uma equipe vai verificar se o problema é de responsabilidade da concessionária EDP ou do município e que vai tomar as devidas providências.
Já a EDP informou que após realizar obras de melhoria com substituição de postes no bairro Jardim Cristiano, reinstalou os equipamentos de iluminação pública no local.
Ainda de acordo com a concessionária, uma equipe vai realizar uma vistoria e, em caso de necessidade, será feito o reparo. A concessionária ressaltou que a manutenção das luminárias e instalação de novos pontos de iluminação são de responsabilidade da prefeitura e as solicitações devem ser encaminhadas diretamente ao órgão municipal.