Reforma no endereço começou em 2014 e deveria ter sido concluída em 12 meses.
A partir de março, a Delegacia Central de Itaquaquecetuba voltará a atender no prédio antigo que foi reformado, segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP).
De acordo com a secretaria, as obras de ampliação, modernização e rede elétrica do prédio estão em fase de conclusão. A SSP informou que a previsão é que o atendimento no novo prédio ocorra no início de março.
A obra começou em julho de 2014, com a mudança dos serviços da delegacia do prédio da Avenida Emancipação para outro na Vila Virgínia.
Na época, o delegado titular Francisco Del Poente estimava que as obras seriam concluídas em 12 meses.
A delegacia tem uma Sala Rosa que é destinada para o atendimento de mulheres vítimas de violência.
Sobre a possibilidade da cidade ter uma Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) no prédio ocupado atualmente pela delegacia central, a SSP informou que existem estudos para a expansão e aprimoramento do atendimento das DDMs em todo o Estado, incluindo a instalação de unidades 24 horas, mas não detalhou a situação de Itaquaquecetuba.
A secretaria completou que estão em andamento concursos para seleção de 2.750 policiais que atuarão em todo o Estado.
De acordo com a SSP, todas as delegacias paulistas seguem um Protocolo Único de Atendimento e são capacitadas para registrar casos de violência contra a mulher.