Água e lama invadiram as ruas e as casas do Jardim Fiorelo.
A chuva da manhã desta terça-feira (12) alagou as ruas do bairro do Jardim Fiorelo, em Itaquaquecetuba. Os moradores estão ilhados desde às 7h, e os carros encontram dificuldades para passar pelas ruas do bairro.
As ruas estão cobertas de lama também. As aulas de uma escola estadual do bairro foram suspensas por causa da chuva.
O bairro é cortado pelo Rio Três Pontes, no limite entre Itaquaquecetuba e São Paulo e, segundo os moradores, a sujeira no rio potencializa os alagamentos.
De acordo com Elias Gonçalves, em 15 dias, este é o quarto alagamento que acontece no bairro. “Toda vez o rio enche e, devido ao muro, a água vem para o lado de Itaquaquecetuba e alaga o bairro do Fiorelo. Os moradores não aguentam mais essa situação.”
Um muro de contenção foi construído no local, mas mesmo assim, ele não suportou o volume de água das últimas chuvas.
De acordo com a Prefeitura de Itaquaquecetuba, a Defesa Civil faz um monitoramento diário no bairro e tenta prestar assistência para os moradores. Ainda segundo a administração municipal, o escoamento do Rio Tietê prejudica a situação do bairro.
A moradora Leila, porém, contesta. “Aqui não passa coleta de lixo, a Defesa Civil vem só passear e não faz nada. Dá só uma olhadinha e vai embora. Não temos assistência nenhuma aqui, nem do prefeito, nem da Defesa Civil. A gente se sente largado”, finaliza.
Por fim, a Prefeitura ainda disse que conversa com Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee) para chegar numa solução do que pode ser feito quanto ao escoamento do rio.