Segundo as Prefeituras, em nenhuma delas haverá aumento real, apenas correção com base na inflação acumulada. Biritiba Mirim ainda não decidiu valor do imposto para 2019.
Nove das dez cidades do Alto Tietê decidiram qual vai ser o índice de reajuste do Imposto Predial Territorial (IPTU) de 2019, com base na inflação acumulada. Biritiba Mirim ainda não anunciou como será o imposto deste ano.
Mesmo considerando a inflação dos últimos 12 meses, o percentual de correção nas cidades não são iguais.
Os moradores de Arujá, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano receberão os carnês com o imposto reajustado em 4,56%, com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Guararema e Salesópolis citaram que a correção será com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). No entanto, os percentuais informados são diferentes: a primeira 3,55% e a segunda 3,95%.
Neste último caso, porque Salesópolis considera o período de setembro de 2017 ao mesmo mês de 2018 para a base de cálculo, enquanto em Guararema é o acumulado de 2018.
Já Ferraz de Vasconcelos informou apenas o reajuste terá como base a inflação, mas não divulgou o índice. Em Santa Isabel, o percentual é de 3,43%.
Arujá
Em 2018, a correração do IPTU no ano anterior a correção foi de 2,70%. A partir da segunda semana de janeiro, os moradores da cidade começam a receber os boletos do imposto de 2019, que também podem ser obtidos por meio do site da Prefeitura.
O vencimento das parcelas ocorre de acordo com a faixa de inscrição cadastral do imóvel na Prefeitura. As primeiras parcelas vencem em 11 de fevereiro.
O morador tem a opção de fazer o pagamento em até oito vezes sem juros, ou à vista, opção que dá 5% de desconto.
Ferraz
O IPTU 2019 de Ferraz poderá ser quitado em até 10 parcelas, sendo que a primeira vence em 20 de fevereiro. No pagamento à vista, o morador tem desconto de 10%. É possível ainda quitar o total em até 10 parcelas.
No ano passado, o tributo foi reajustado em 2,7%, com base na inflação.
Guararema
Na cidade, o Código Tributário Municipal (Lei 3226/2017) dispõe que atualização monetária será reajustada com base na variação do menor índice, dentre aqueles reconhecidos como oficial, sendo divulgado em decreto.
Em 2018, o reajuste foi de 1,94%. A entrega dos carnês deste ano começa em fevereiro. A primeira parcela vence em 10 de março de 2019. O IPTU pode ser pago em até 10 parcelas.
Itaquaquecetuba
A correção do IPTU no município foi de 2,7% em 2018. O índice de 2019 também teve como base o IPCA. O carnê começa a ser entregue a partir de segunda quinzena de janeiro.
A primeira parcela vence em 15 de fevereiro. Na cidade é possível quitar o imposto em até 11 vezes. No pagamento à vista é oferecido 15% de desconto.
Mogi das Cruzes
Em Mogi, os carnês do IPTU começam a ser entregues em janeiro. O pagamento poderá ser feito em dez parcelas a vencer entre fevereiro e novembro de 2019. Os vencimentos serão todos os dias 8, 9 e 10 de cada mês, de acordo com o CEP da propriedade.
Se em algum mês um desses dias cair em feriado ou fim de semana, automaticamente o vencimento é prorrogado para o primeiro dia útil subsequente.
O proprietário do imóvel que estava em dia com o imposto até 1º de novembro de 2018 terá 5% de desconto no tributo em 2019 e quem pagar o IPTU em parcela única tem direito a mais 5%, totalizando um abatimento de 10%.
Poá
De 2017 para 2018 houve atualização no valor do IPTU de Poá em 2,70%. O pagamento será dividido em dez parcelas e a primeira terá o vencimento em 20 de março.
A entrega dos carnês ainda não está definida, assim como o número de isenções para 2019. Em 2018 foram 2116 isenções.
Salesópolis
Os moradores da cidade deverão receber o carnê do imposto a partir do mês de fevereiro. A primeira parcela vence ainda no mesmo mês, no dia 28.
O morador poderá quitar o imposto em 10 vezes. À vista, o contribuinte terá desconto de 5%.
Santa Isabel
A previsão de entrega dos carnês na cidade está entre a última semana de janeiro e a primeira semana de fevereiro de 2019.
A cota única e a primeira parcela venceram em 15 de março de 2019. O imposto poderá ser divido em até 10 parcelas desde que obedecido o valor mínimo de R$ 25 por parcela.
A cota única tem desconto de 15%. Após o vencimento, o pagamento só poderá ser efetuado em parcelas. Não haverá desconto para o pagamento parcelado.
Suzano
A entrega dos carnês será neste mês, com data de pagamento da primeira parcela em 15 de março. Será possível parcelar em até 10 vezes, com desconto de 5% para o pagamento à vista.